Pesquisador responsável: Matheus Ghossain Barbosa (E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), Médico Residente em Psiquiatria, UNIFESP.

Orientador: Prof. Dr. Magnus R. Dias da Silva

Coorientador: Prof. Dr. Aluísio Marçal de Barros Seródio

Financiamento: Centro de Bioética do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, CREMESP.

Resumo:

Justificativa: Pessoas transgênero constituem um grupo de risco para situações de discriminação e adoecimento devido a marginalização social e a falta de acesso a direitos básicos, em especial a saúde. Sofrem com a inadequação do atendimento voltado a demandas básicas de saúde, alta incidência de doenças e com o não atendimento de demandas específicas. A vulnerabilidade dessas pessoas atinge um nível alarmante graças a atitudes desrespeitosas que levam os pacientes a não buscar ajuda. Entendendo que uma educação médica voltada às necessidades das populações marginalizadas constitui a base para a melhoria do acesso e assistência adequada, é essencial que as escolas médicas definam conteúdos e estratégias pedagógicas voltados a grupos vulnerados. Pretendemos, através disso, oferecer subsídio científico para que a população trans possa ter uma assistência à saúde mais eficiente e respeitosa. Objetivo:Investigar e discutir como (e se) a temática da assistência à população trans está inserida no currículo de graduação das escolas médicas do estado de São Paulo. Procedimentos Metodológicos: Estudo exploratório, descritivo-analítico em duas etapas, sendo a primeira de pesquisa documental da inserção da temática trans nos currículos de graduação em medicina do Estado de São Paulo, e a segunda de pesquisa com os coordenadores dos cursos de Bioética dessas instituições, aplicando um questionário para avaliar como e se o tema é abordado. Os dados obtidos na primeira etapa serão analisados quantitativamente e apresentados através das frequências relativas das características avaliadas. Os dados obtidos na segunda etapa serão analisados por um método estatístico descritivo (perguntas fechadas) e pelo método de Análise de Conteúdo (perguntas abertas). Discussão: Os resultados obtidos serão discutidos sob o enfoque da Bioética de Proteção, sendo trabalhados os problemas éticos encontrados no cotidiano da atenção a saúde trans. A partir disso, serão elaboradas propostas para a melhoria do cenário de ensino e assistência as pessoas transgênero.

Palavras-chaves: Transgêneros, LGBT, Vulnerabilidade, Educação Médica, Bioética de Proteção.

Vigência: Abril de 2017 – Março 2018.