O banheiro público como dispositivo de gênero

Thales de Almeida Nogueira Cervi;
Richard Miskolc;
Magnus R. Dias-da-Silva;
Pedro Paulo Gomes Pereira.

Resumo
A partir do debate ocorrido no Núcleo TransUnifesp sobre possível mudança nas placas dos banheiros da universidade, de forma a tornálos mais inclusivos a pessoas trans, travestis e demais sujeitos LGBTI+,este artigo explora fontes históricas, teóricas e conceituais, para analisar como o banheiro público se transformou em um dispositivo de gênero.
Partimos de uma etnografia da construção dialógica do serviço de saúde integral entre profissionais, ativistas e usuários/as, para discutir como o acesso e a circulação no banheiro público indica o grau de abertura social à visibilidade e o contato com as diferenças. Expomos como a criação do serviço, onde se inseriu o debate, faz parte de um movimento mais amplo de inclusão das diferenças que têm gerado reações entre segmentos sociais moralmente conservadores e politicamente autoritários.

• Para ler e baixar o artigo completo em arquivo PDF em Português, clique na imagem abaixo.

Banheiro Público