Somos um grupo de pessoas que acredita na riqueza social garantida pela diversidade sexual e de gênero e, portanto, está empenhado na defesa da dignidade humana e no combate à LGBTQIAfobia.

Somos um núcleo constituído por pessoas com histórias de vida, sonhos e sentimentos, da Unifesp e de fora, cisgênero e transgênero, especialmente por profissionais de saúde e pesquisadores sobre a temática da diversidade e equidade de gênero, políticas públicas e cidadania LGBTQIA+.

Somos o Núcleo TransUnifesp – multicampi, supra-departamental, multiprofissional e transdisciplinar – vinculado à Coordenadoria de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Como extensionistas universitários, buscamos pela produção de conhecimento compartilhado entre a academia e o movimento social LGBTQIA+, pois acreditamos numa universidade pública socialmente referenciada e comprometida com uma educação inclusiva e libertadora.

Nós buscamos desenvolver uma assistência em saúde com base na pesquisação articulada e compartilhada com pessoas trans e intersexo – nada sobre nós sem nós –, visando à construção de uma linha de cuidado compartilhada, mais comprometida, humana e inclusiva.

Defendemos o respeito, a dignidade e a equidade de gênero e todas as orientações sexuais, assim como os direitos reprodutivos de pessoas trans (mulheres transexuais, homens trans, travestis e de gênero não binário) e intersexo, valorizando essas disputas e conquistas dentro dos contextos sociopolíticos, sócio-históricos, sociossimbólicos e sociocultural.

• Missão

Contribuir com a busca e prática das melhores evidências acadêmicas dos cuidados em saúde e promoção de cidadania para população trans e intersexo.

• Visão

Ser uma das referências de ambiente acadêmico profícuo de articulação entre pesquisadores, profissionais de saúde e movimento social, dedicada ao desenvolvimento de melhores práticas e políticas de saúde para a população trans e intersexo.

• Valores

Ética;

Dignidade humana;

Responsabilidade social e defesa do SUS;

Gestão colegiada e participativa;

Assistência transdisciplinar, multiprofissional e prazerosa;

Empatia e solidariedade com a população LGBTQIA+ mais vulnerável;

Respeito à diversidade de orientação sexual, gênero, opiniões e crenças;