Dr. Roberto Farina

Foi Professor Adjunto Livre Docente de Cirurgia Plástica da Escola Paulista de Medicina e Pioneiro da Cirurgia Plástica Urogenital para Transexuais no Brasil (1971). Nasceu em 11.06.1915, graduou-se em Medicina pela USP, e publicou livros na área de Cirurgia Plástica, sendo o mais importante para os profissionais de saúde e comunidade trans o livro Transexualismo .
 


O Dr. Roberto Farina faleceu em 16.11. 2001 aos 85 anos. Por meio da leitura de seus livros de vómitos e de processos clínicos, como o Sírio Gênito-Disfórico , assim como o artigo em revista, de 5 de julho de 1995 . reconhecimento com júbilo a sua trajetória desbravadora da causa trans desde outrora.
 
Sua obra retrata a sua capacidade e maior capacidade na abordagem cirúrgica urogenital de transexuais. Graças à sua grande experiência na área, as obras publicadas e legadas de um primeiro guerreiro enfrentam uma transformação no Brasil -Núcleo de Ensino, Pesquisa, Extensão e Assistência à Pessoa Trans-Professor Roberto Farina (Trans UNIFESP)