Dr. Roberto Farina

Foi Professor Adjunto Livre Docente de Cirurgia Plástica da Escola Paulista de Medicina e pioneiro da cirurgia plástica urogenital para transexuais no Brasil (1971). Nasceu em 11.06.1915, graduou-se em Medicina pela USP, e publicou diversos livros na área de Cirurgia Plástica, sendo o mais importante para os profissionais de saúde e comunidade trans o livro Transexualismo.
 


Dr. Roberto Farina faleceu em 16.11. 2001 aos 85 anos. Por meio da leitura de seus livros de técnica cirúrgica e casos clínicos (Cap XVIII_Transexualismo: Síndrome Gênito-Disfórica), assim como do artigo em jornal (A Cidadania do Transexual, Folha de São Paulo, caderno 5, de 2 de julho de 1995) reconhecemos com júbilo a sua trajetória desbravadora da causa trans desde outrora.
 
Sua obra retrata a sua seriedade e grande capacidade na abordagem cirúrgica urogenital de transexuais. Graças a sua grande experiência na área, obras publicadas e legado de um verdadeiro guerreiro frente à causa trans no Brasil, nosso núcleo traz orgulhosamente seu nome como deferência a suas contribuições - Núcleo de Ensino, Pesquisa, Extensão e Assistência à Pessoa Trans Professor Roberto Farina (Trans UNIFESP)