WAS 2017

Núcleo Trans no 23rd Congress of the World Association for Sexual Health (2017) em Praga/República Checa.

Nossa equipe está sempre em busca de novos conhecimentos e atualizações de conteúdos para melhor atendermos à população Trans.

Entre as muitas atividades realizadas, tivemos a apresentação da psicóloga Ana Fanganiello sobre nossos Cursos de Capacitação e da psicóloga Denise Vieira sobre o funcionamento do nosso serviço.

Inauguração do Ambulatório do Núcleo Trans Unifesp

No dia 24 de março, em evento realizado no Anfiteatro Leitão da Cunha, foi inaugurado o ambulatório do Núcleo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Assistência à Pessoa Trans Professor Roberto Farina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Inauguração do novo endereço

É com muita felicidade que iniciamos os acolhimentos e atendimentos multiprofissionais, todas às terças-feiras das 13-17h.

Éticos (multiprofissional, acadêmico e social);

Dignidade da pessoa;

Empatia pela causa e demanda da população trans;

Comprometimento com a causa trans dentro e fora da academia;

Buscar pela inclusão social e pela participação de movimentos sociais ligados às políticas de saúde LGBTQIA na universidade;

Respeito à singularidade das variantes de gênero;

Buscar pela credibilidade científica na tomada de decisões;

Promover a gestão participativa, multiprofissional, intercampi e supra departamental;

Responsabilidade pela condução dos processos de transformação de uma universidade mais inclusiva e menos transfóbica.

No futuro, núcleo possibilitará o fortalecimento da saúde da população trans nos âmbitos acadêmico, científico, político e social

Com o objetivo de oferecer assistência multiprofissional de saúde e promover o bem-estar da pessoa trans, o novo ambulatório possibilitará um cuidado diferenciado a essa população. O serviço conta com profissionais das áreas da antropologia, cirurgia plástica, enfermagem, fonoaudiologia, ginecologia, endocrinologia, psicologia, psiquiatria e serviço social, com a possibilidade de ampliar para outras especialidades.

Além disso, as ações de pesquisa e extensão do núcleo serão discutidas e amadurecidas oportunamente ainda neste ano, e nesse sentido de construção coletiva, contará com a colaboração de docentes e pesquisadores de todos os campi da universidade.

Participaram da mesa de abertura da cerimônia a chefe de gabinete da Reitoria, Maria José Fernandes, que representou a reitora Soraya Smaili, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Andrea Rabinovici, a diretora da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), Emilia Sato, a vice-diretora da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp), Magda Balieiro, a diretora-adjunta do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, Rosa Alencar, e representando a comunidade trans, a integrante do núcleo Claudete Morais e Alexandre Peixe.

Magnus R. Dias da Silva, professor da Disciplina de Endocrinologia e um dos coordenadores do núcleo, falou sobre a importância desse trabalho, que é resultado de um processo construído coletivamente na instituição. "A pessoa trans sofre por não ter acesso à saúde, em geral, por preconceito da equipe. Trabalhar com e para essa população é um constante redescobrir, e esse núcleo surge de forma a propor mudanças nos paradigmas desse atendimento, seguindo o lema 'nada de nós sem nós'".

Durante a cerimônia, foi realizada uma homenagem à família do professor Roberto Farina, representada pela sua filha Domitila Farina. O professor Farina, que recebe o nome do núcleo, foi cirurgião da Escola Paulista de Medicina e pioneiro na cirurgia plástica urogenital para transexuais no Brasil, na década de 1970.