1º Fórum de Debates

O 1º Fórum de Debates Sobre Transexualidade, Travestilidade e Atenção Integral na Saúde da Pessoa Trans teve como objetivo promover um diálogo na UNIFESP sobre as políticas de atenção à pessoa trans, com a perspectiva de implementar um programa de atenção à saúde da pessoa trans na própria universidade.

Data e horário: 16 de setembro de 2017 das 9:00 às 17:00 horas.

Local: Rua Sena Madureira, 1500 - Auditório da Reitoria, São Paulo, SP, 04021-001.

Objetivo: promover um diálogo na UNIFESP sobre as políticas de atenção à pessoa trans, com a participação da comunidade LGBTI, de membros da universidade de diferentes áreas do conhecimento e de agentes das secretarias de saúde de São Paulo, na perspectiva de implementar um programa de atenção à saúde da pessoa trans na UNIFESP. Público alvo: estudantes, TAEs e docentes da UNIFESP, comunidade LGBTI e agentes de saúde.

Programação

09:00-09:10 – ABERTURA

Magnífica Reitora Prof.ª Soraya Smaili (UNIFESP), Prof.ª Raiane P. Assumpção, Prof.ª Cristiane Gonçalves da Silva (Políticas Públicas e Saúde Coletiva), Prof. Magnus R. Dias da Silva (Endocrinologia), Prof. Ivaldo Silva (Ginecologia) e Jéssica M. Ribeiro (Estudante Tecnologias em Saúde)

09:10-09:30 – Transexualidade e Travestilidade no Brasil

Márcia Rocha (Advogada Travesti, OAB)

09:30-10:00 – Exibição de trechos do filme De Gravata e Unha Vermelha seguido de debate

Mirian Chnaiderman (Psicanalista, Documentarista e Diretora do filme) e Eduardo Sodré de Souza (Doutorando Enfermagem, UNIFESP)

10:30-10:40- INTERVALO (CAFÉ)

10:40-12:30 – I CICLO: APRENDENDO COM A EXPERIÊNCIA DE ATENÇÃO À PESSOA TRANS

Profa. Denise Leite Vieira (Psicologia/Psiquiatria, UNIFESP), Prof. Magnus R. Dias da Silva (Endocrinologia, UNIFESP) e Bruno Rocha (Estudante de Ciências Sociais UNIFESP)

Ambulatório de Assistência aos Transexuais da HCFMUSP (10 min) - Prof.ª Elaine F. Costa (Endocrinologia, USP)

Programa Estadual do Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais (10 min) - Dra Maria Clara Giana (Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP)

Programa de Atenção à Criança e Adolescente Trans (10 min) - Prof. Alexandre Saadeh (Psiquiatria, AMTIGOS, USP)

Florescer: Centro de Acolhida para Mulheres Travestis e Transexuais (10 min) - Alberto Silva (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social)

12:30-14:00 INTERVALO (brunch break & Sarau Trans)

14:00-15:00 – II CICLO: DESAFIOS DA ATENÇÃO À PESSOA TRANS NA UNIFESP

Prof. Ivaldo Silva (Ginecologia, UNIFESP) e Júlia Clara de Pontes (Estudante Psicologia UNIFESP)

Proposta de criação do Programa de Atenção à Pessoa Trans na UNIFESP (10 min) Prof. Magnus R. Dias da Silva (Endocrinologia, UNIFESP)

Formação de grupos de trabalho para discutir contribuições, expectativas e interesses frente a proposta do Programa de Atenção à Pessoa Trans (5 min) Prof.ª Cristiane Gonçalves da Silva (Departamento Políticas Públicas e Saúde Coletiva/Eixo Comum O ser humano e sua inserção social, UNIFESP)

Discussão em grupos de trabalho a partir da apresentação da proposta (45 min) Luana Assumpção (Estudante Serviço Social UNIFESP), Jéssica Moura Ribeiro (Estudante Tecnologias em Saúde UNIFESP), Bruno Rocha (Estudante de Ciências Sociais UNIFESP) e alunos ativistas Trans da UNIFESP

15:00-15:15 INTERVALO (CAFÉ)

15:15-16:55 – II CICLO: DESAFIOS DA ATENÇÃO À PESSOA TRANS NA UNIFESP

Apresentação e debate da síntese de discussão dos grupos sobre a proposta do Programa de Atenção à Pessoa Trans na UNIFESP (60 min) Prof.ª Cristiane Gonçalves (Departamento Políticas Públicas e Saúde Coletiva/Eixo Comum O ser humano e sua inserção social, UNIFESP), Bernardo Figueira (Estudante Serviço Social UNIFESP), Luana Assumpção (Estudante Serviço Social UNIFESP), Jéssica Moura Ribeiro (Estudante Tecnologias em Saúde UNIFESP), Bruno Rocha (Estudante de Ciências Sociais UNIFESP)

Encaminhamentos institucionais a partir da discussão do Programa de Atenção à Pessoa Trans na UNIFESP (15 min) Prof.ª Raiane P. Assumpção (Departamento Políticas Públicas e Saúde Coletiva/Curso Serviço Social, UNIFESP)

16:55-17:00 ENCERRAMENTO

Palavras finais em nome da comunidade UNIFESP frente às proposições do Fórum Prof.ª Maria José Fernandes (Chefia de Gabinete da UNIFESP)